Matões recebe obras de mobilidade urbana por meio de convênio com Governo do Estado

O Governo do Maranhão inaugurou na manhã deste sábado, 23, seis quilômetros de calçamento em pedra poliédrica no município de Matões, na região leste do Estado. A obra é fruto de um convênio firmado entre Governo, através da Secretária de Estado da Infraestrutura (Sintra), com a prefeitura de Matões.

O investimento na obra foi de R$ 2,3 milhões e beneficiará diretamente moradores de quatro bairros, além de melhorar a mobilidade urbana do município e a qualidade de vida da população.

“Essa obra aqui foi boa porque agora acaba o poeirão que tinha no verão e a lama quando dava tempo de inverno”, comentou Evandro Alencar, morador do bairro Matadouro. “Agora ficou bom demais”, comemorou.

Ao todo, quatro bairros foram contemplados com a ação de calçamento. (Foto: Reinaldo Uchoa)

Na ocasião, o secretário-chefe da Casa Civil, Rodrigo Lago, representou o governador Flávio Dino. Ele destacou a importância da colaboração entre o Estado e prefeituras para o pleno desenvolvimento do Maranhão. “Eu queria agradecer muito especialmente ao saudoso deputado Humberto Coutinho, na pessoa da ex-deputada Cleide Coutinho, que tanto lutou pela parceria entre o Estado e a Prefeitura, garantindo os investimentos em Matões. Quem ganha é o povo”, destacou Lago. O secretário lembrou ainda das obras já entregues no leste maranhense, como a MA-034, o hospital macrorregional de Caxias e o IEMA de Matões, além da Praça Lula Pereira é mais seis quilômetros de asfalto em Matões.

Além da inauguração, o Governo anunciou a ampliação da parceria para a implantação de mais três quilômetros de calçamento, onde serão investidos R$ 1 milhão de reais.

“Nessa obra de calçamento, a mão de obra foi toda matoense. A pedra é daqui de Matões. Os investimentos ficam todos aqui, para desenvolver o município”, comentou o prefeito Ferdinando Coutinho. “O povo de Matões agradece ao governador Flávio Dino por essa obra no município”, finalizou.

“Desde que o governador Flávio Dino iniciou seu governo, não para de ter obras e investimentos em Matões”, exaltou o deputado federal Rubens Pereira Júnior, que destacou ainda a importância da unidade do IEMA. “Nós ainda não temos noção do quanto essa obra é importante para o município. O IEMA mudará a história de Matões podem ter certeza disso”, comentou.

Além dos seis quilômetros inaugurados, na cerimônia de entrega da obra, o Governo do Estado anunciou a ampliação do contrato para mais três quilômetros de calçamento.

Além dos seis quilômetros inaugurados na cerimônia de entrega da obra, o Governo do Estado anunciou a ampliação do convênio para mais três quilômetros de calçamento.

IEMA

Finalizando a agenda, a comitiva visitou a unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) em Matões, obra inaugurada em abril e onde foram investidos mais de R$ 10 milhões.

A unidade tem 20 mil m² dividido em 12 salas de aula e capacidade para 480 estudantes. Este IEMA conta em sua estrutura com 6 laboratórios, 2 laboratórios especiais, auditório com capacidade para 200 pessoas, cozinha industrial, anfiteatro, ginásio poliesportivo, 8 salas administrativas, além de 5 mil m² de área verde com espaço de convivência entre os alunos, que dispõem de ensino em tempo integral.

Visita ao IEMA.

Outros investimentos em infraestrutura

Além do IEMA e do calçamento, a cidade de Matões também recebeu do governo do Estado obras marcantes como a Praça Central Lula Pereira e Mercado Municipal Nêgo Cardoso que possui 10.800 m² onde foram construídos boxes para lanchonetes, instalados equipamentos para ginástica, bancos e palco com investimento total de R$ 2,1 milhões.

Outra obra importante foi o melhoramento e pavimentação de 71km da MA-034 que liga o povoado Baú, em Caxias, ao município de Matões. A nova estrada ajudou a facilitar o acesso entre as regiões Leste e Central do Estado, possibilitando mais agilidade no comércio e no tráfego de passageiros, além de fomentar os pequenos agricultores de povoados ao longo da rodovia.