Governo vistoria obras mobilidade e abastecimento em Santa Rita

Uma comitiva do Governo do Maranhão, liderada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Rodrigo Lago, vistoriou na manhã de quarta-feira (6) o andamento das obras na ponte sobre o rio Itapecuru, executada com recursos estaduais através de convênio com a Prefeitura, e da Estação de Tratamento de Água no município de Santa Rita, na região metropolitana de São Luís. A visita foi acompanha pelo prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, secretários municipais e vereadores.

A ponte sobre o rio Itapecuru fará a ligação entre as comunidades Areias e Porto Alegre, beneficiando cerca de 6 mil pessoas dos povoados Careminha, Limoeiro, Cascavel, Santiago, Sítio do Meio, São Raimundo da Felicidade, Alto de Pedras, Piqui, Buriti, Veneza, Santa Barbara, Santa Luzia, 5 linhas, Andirobal, Abana Fogo, Don Querque, Novo Tempo.

A obra do Governo do Maranhão, em parceria com a prefeitura de Santa Rita, é um investimento na área de mobilidade urbana que visa escoar a produção, facilitar o acesso das comunidades e melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas das localidades.

Executada pela Prefeitura de Santa Rita, com recursos do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado das Cidades e do Desenvolvimento Urbano (SECID), a ponte interligará ainda o município de Santa Rita ao de Itapecuru. Ao todo, serão investidos mais de R$ 7 milhões em investimentos do tesouro estadual, com contrapartida do município de Santa Rita.

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, agradeceu o Governo do Estado pela parceria e destacou a tecnologia usada na construção da ponte. “Eu agradeço ao governador Flávio Dino por nos possibilitar dar início a essa obra de grande importância para o nosso município. Nós estamos fazendo essa obra com auxílio dos trabalhadores locais com uso de tecnologia compatível com a complexidade da execução”, comentou

“É uma obra relevante para o município de Santa Rita e para o Estado, por ser um investimento executado por meio de uma parceria com a prefeitura, em que se verifica o zelo na aplicação dos recursos públicos, com a aplicação de tecnologia adequada, de forma a que nós tenhamos o benefício real com a conclusão dessa importante obra até próximo mês de novembro”, explicou a secretária de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Flávia Alexandrina.

As obras estão sendo realizadas pelo Governo do Maranhão em parceria com a prefeitura de Santa Rita.

Estação de Tratamento de Água

Ainda em Santa Rita, a comitiva do Governo do Maranhão visitou as obras de ampliação e melhorias do sistema de abastecimento de água de responsabilidade da Caema que contempla 15.132 mil metros de rede de distribuição; 2.700 metros de anel de distribuição; 1.200 ligações domiciliares; instalação de uma nova captação superficial; equipada com três conjuntos motobombas; reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade de 200 metros cúbicos por hora; e recuperação de reservatório elevado de capacidade de 200 metros cúbicos. Os recursos financeiros são do Governo do Estado e totalizam 1,9 milhão de reais.

No que diz respeito à captação, a Caema fará aquisição e montagem de um novo flutuante em estrutura metálica. Também será feita reforma e impermeabilização do reservatório de lavagem de filtros; urbanização e melhorias nos Reservatórios de Carema de 100m³ e no R-02 e 250m³.

Na Estação de Tratamento, serão feitos reparos na estrutura, impermeabilização, barrilete, registros; melhorias no decantador, floculador e filtros.

Também estiveram presentes na visita o secretário de Estado da Comunicação Social e da Articulação Polícia, Ednaldo Neves (SECAP), e o presidente da Caema, Carlos Rogério de Araújo.

Comitiva na vistoria nas obras da ETA.