Governador é homenageado em comemoração aos 65 anos do SENAI no Maranhão

Representando o governador Flávio Dino, o secretário-chefe da Casa Civil, Rodrigo Lago, participou, na noite desta quinta-feira (24), da solenidade em comemoração dos 65 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI/MA). O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e reuniu empresários, gestores e técnicos do setor público.

“A homenagem ao governador nessa solenidade é fruto do reconhecimento dessa parceria que tem sido estabelecida ao longo desses três anos e meio de governo com o SENAI, a FIEMA e com a classe empresarial”, comentou o secretário-chefe da Casa Civil, Rodrigo Lago. “Por um lado, o governo Flávio Dino cuida das políticas públicas, no âmbito do Estado, e, por outro lado, auxilia o empresariado que é quem fomenta a economia”, completou.

O secretário-chefe da Casa Civil recebeu a homenagem destinada ao Governador Flávio Dino.

Entre os palestrantes, o diretor-geral do SENAI Nacional, Rafael Lucchesi, fez uma análise do cenário educacional no Brasil e comentou acerca do desenvolvimento pautado no treinamento e na qualificação, comparando o panorama brasileiro com a realidade de alguns países europeus. Lucchesi expôs ainda os números do SENAI no Brasil que já formou 73 milhões de profissionais. “A educação tem que ser a chave estruturante para o país”, declarou o diretor-chefe.

Em seguida, o diretor regional do SENAI, Marco Antônio Moura da Silva, fez o lançamento do livro ‘SENAI Maranhão 65 anos – Educação, Inovação e Tecnologia’ e apresentou um balanço das conquistas do SENAI no Maranhão ao longo dos 65 anos.

O presidente da Fiema, Edilson Baldez, fechou a sessão de palestras agradecendo a presença das autoridades e celebrando a noite de comunhão com os parceiros da instituição. “Hoje é dia de festa e nós vamos homenagear todos aqueles que contribuíram para o SENAI ser o que ele é hoje no Maranhão”, celebrou.

A cerimônia também foi marcada pelas homenagens às personalidades e indústrias que fazem parte da história do SENAI . O secretário-chefe da Casa Civil recebeu do presidente da FIEMA a homenagem destinada ao Governador Flávio Dino.

Além da parte solene, o evento contou ainda com uma mostra de tecnologias educacionais utilizadas pelo SENAI em sala de aula, a exemplo de um Simulador de solda, impressora 3D, mesa digitalizadora e realidade aumentada.

Senai no Maranhão

Inaugurado em maio de 1953 no Maranhão, o Senai tem foco em formar e aperfeiçoar profissionais para o setor industrial, atendendo a indústria maranhense por meio da educação profissional e de serviços de tecnologia e inovação, contribuindo para melhorar a produtividade industrial e o crescimento do trabalhador e da sociedade maranhense.

A solenidade reuniu empresários, gestores e técnicos do setor público.